Digite o que deseja pesquisar e aperte enter.
Desfrutar de uma boa garrafa de vinho não depende apenas da marca, uva, safra ou até mesmo taça que escolhemos. Armazenar vinhos da maneira correta é um fator fundamental para aproveitar ao máximo o que um vinho tem a nos oferecer.
Se o vinho é mantido em ambientes muito quentes ou exposto a uma luz solar muito forte, ele se deteriora rapidamente. Se for mantido em ambientes muito frios, pode congelar, expandir e pressionar para fora a tampa do recipiente onde estiver armazenado.
Para garrafas armazenadas por poucas semanas, o principal cuidado é mantê-las longe de forte luz direta e assegurar que não alcancem temperaturas maiores do que 25° C. Uma variação bastante ampla de temperaturas é algo propício ao armazenamento de vinhos.
Um certo grau de umidade é benéfico para garantir que as partes expostas das rolhas não fiquem ressecadas, além de permitir a entrada do oxigênio. Geralmente, um grau de umidade relativa de 75% é o recomendado.
Porém, garrafas que serão armazenadas por um número maior de semanas devem ser guardadas de tal forma que todas as rolhas sejam mantidas umedecidas e não haja a possibilidade de ressecamento, bem como de entrada de oxigênio, neste caso, inimigo. Normalmente, isso requer que as garrafas sejam armazenadas horizontalmente, de preferência num rack para vinhos, permitindo que sejam individualmente retiradas com facilidade.
É também importante não haver cheiros fortes e permanentes em áreas para o armazenamento de longo prazo de vinhos.